Ar-condicionado ligado gasta mais combustível? Nem sempre…


Há quem assegure que desligar o ar-condicionado e andar com os vidros abaixados gasta mais combustível do que com o ar ligado. Já tinha pensado nisso?

Em percursos menores, dentro de uma cidade, pode realmente não valer a pena, mas em percursos maiores, em estradas de alta velocidade, você pode se surpreender com os resultados.

Faça uma experiência.
Ao pegar uma estrada, onde a média de velocidade é maior ou igual a 80 km/h, faça uma viagem com os viagem com os vidros abertos. Tente medir o consumo do seu carro. Posteriormente, faça o mesmo trajeto com os vidros fechados e o ar ligado. Faça o comparativo e se surpreenda.

Um técnico em mecânica explica que ao andar com os vidros abertos em velocidades igual ou superiores a 80 km/h, o carro sofre alterações aerodinâmicas, tendo uma maior resistência ao vento, o que exige mais potência do motor para manter a velocidade.

Nessas condições, o carro com vidros abertos pode gastar até 5% a mais de combustível comparado ao que estava com o vidro fechado, e com o ar ligado.

Fique também atento ao filtro do ar-condicionado. O filtro de ar não pode estar sujo, pois causará um esforço maior do ar-condicionado para manter uma certa temperatura dentro do seu carro, o que resultará num consumo maior de combustível.




Você precisa de ajuda para regularizar o documento de seu veículo? Recebeu uma notificação de infração de trânsito (multa) e e deseja recorrer? Então você precisa de um Despachante Online. Conheça nossos serviços. Saiba mais.
Este site divulga conteúdos baseados em informações do Detran de seus respectivos Estados, e facilitando a vida do cidadão com informações sobre Multas, IPVA, CNH, Agendamentos, além de dicas sobre o trânsito e concursos públicos promovidos pelo órgão.
Dessa maneira, estamos à disposição do cidadão brasileiro para oferecer informações, e que esta se reverta em facilidades.