Saiba porque o preço da gasolina é tão alto no Brasil


No Brasil, o preço da gasolina é controlado e fixado pela estatal Petrobras. O que é totalmente o oposto dos mercados internacionais, salvo algumas raras exceções. Segundo o governo, esta atitude é tomada para que a Petrobras não passe uma imagem de volatilidade ao consumidor, para que o preço do combustível não oscile o tempo todo.

Especialistas destacam outros pontos:

  • A redução dos preços traria um imenso impacto financeiro na Petrobras, pois estima-se que 70% da sua receita são oriundos desse preço regulado.
  • A Petrobras mantém os preços nas refinarias a fim de compensar as perdas até o ano de 2014, quando o preço do combustível estava abaixo da média internacional, evitando assim o repasse à inflação.
  • Alta do dólar.

Como é formado o preço do combustível até chegar a você:
– 31% – custos de operação da Petrobras
– 10% – impostos da União (Cide, PIS/Cofins)
– 28% – impostos estaduais (ICMS)
– 15% – custo do álcool (etanol) adicionado à gasolina
– 16% – distribuição e revenda




Você precisa de ajuda para regularizar o documento de seu veículo? Recebeu uma notificação de infração de trânsito (multa) e e deseja recorrer? Então você precisa de um Despachante Online. Conheça nossos serviços. Saiba mais.
Este site divulga conteúdos baseados em informações do Detran de seus respectivos Estados, e facilitando a vida do cidadão com informações sobre Multas, IPVA, CNH, Agendamentos, além de dicas sobre o trânsito e concursos públicos promovidos pelo órgão.
Dessa maneira, estamos à disposição do cidadão brasileiro para oferecer informações, e que esta se reverta em facilidades.