Ter carro próprio ou andar de táxi? Saiba qual a opção mais econômica para você.


Como já falamos em outro post, segundo pesquisas, comprar um carro é o desejo de 41% dos brasileiros, ficando a frente até mesmo com o sonho da casa própria (39%). Mas agora a questão é outra. O que vale mais a pena? Ter seu carro próprio ou andar de táxi?

Estudos da FGV confirmam que, se você vive em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife, é mais vantajoso você andar de táxi, isso caso seu percurso diário seja inferior a 15km, considerando os gastos com um carro de categoria média. Levando em conta os gastos de um carro básico (popular), seu percurso diário deve ser menor ou igual a 10km.

Estes cálculos levam em conta os gastos com combustível, manutenção do veículo, impostos (IPVA), seguro, estacionamento, e claro o seu tempo.

Em cidades menores esse calculo pode ser reduzido, mas podemos também levar em conta aspectos não financeiros:

  • Andando de táxi você pode ir a festas, danceterias, e beber sem se preocupar com perigo ao volante ou lei seca. Não precisa se preocupar em ter carteira de motorista e não precisa procurar vaga uma em um lugar seguro para estacionar.
  • Andando de carro você pode ir mais facilmente a cidades distantes, ou lugares mais remotos como sítios e fazendas. Não precisa se preocupar em ter um táxi ou outro meio de transporte à sua disposição na volta pra casa, além de ter o prazer em dirigir o seu próprio carro.

E agora? Consegue decidir entre qual das duas opções é mais vantajosa para você?




Você precisa de ajuda para regularizar o documento de seu veículo? Recebeu uma notificação de infração de trânsito (multa) e e deseja recorrer? Então você precisa de um Despachante Online. Conheça nossos serviços. Saiba mais.
Este site divulga conteúdos baseados em informações do Detran de seus respectivos Estados, e facilitando a vida do cidadão com informações sobre Multas, IPVA, CNH, Agendamentos, além de dicas sobre o trânsito e concursos públicos promovidos pelo órgão.
Dessa maneira, estamos à disposição do cidadão brasileiro para oferecer informações, e que esta se reverta em facilidades.