Atenção: estacionar nas vagas de idosos e deficientes rende multa

No trânsito sempre existem as pessoas que não respeitam as regras, por isso, agora, quem estacionar sem autorização nas vagas destinadas aos idosos e deficientes receberá multa no valor de R$ 293,47.


Todos os veículos que estiverem estacionados, sem autorização, nas vagas exclusivas de idosos ou deficientes receberão, além da multa no valor de R$ 293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e o automóvel pode ser rebocado. Segundo a lei, 5% de todas as vagas dos estacionamentos regulamentados e que são de uso público devem ser destinadas aos idosos, enquanto 2% devem ser destinadas às pessoas com deficiência.

De acordo com informações da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, no ano de 2017, foram mais de 16 mil multas aplicadas pelo estacionamento incorreto nas vagas exclusivas para idosos, além das mais de seis mil multas nos veículos estacionados nas vagas para deficientes. A fiscalização acontece tanto nas vias públicas como em estacionamentos de shoppings e mercados, por exemplo.

As pessoas que tem direito à estas vagas devem deixar a credencial em local visível no vidro do automóvel, para, assim, comprovar que o veículo é utilizado por um idoso ou por uma pessoa com deficiência e não receber multa. Quem não sabe se tem este direito deve acessar o site do Estatuto do Idoso ou a Lei Brasileira de Inclusão de Pessoas com Deficiência e verificar.


Você precisa de ajuda para regularizar o documento de seu veículo? Recebeu uma notificação de infração de trânsito (multa) e e deseja recorrer? Então você precisa de um Despachante Online. Conheça nossos serviços. Saiba mais.

Este site divulga conteúdos baseados em informações do Detran de seus respectivos Estados, e facilitando a vida do cidadão com informações sobre Multas, IPVA, CNH, Agendamentos, além de dicas sobre o trânsito e concursos públicos promovidos pelo órgão.

Dessa maneira, estamos à disposição do cidadão brasileiro para oferecer informações, e que esta se reverta em facilidades.