Atual governo planeja que motoristas façam teste de drogas

O governo de Jair Bolsonaro está planejando submeter os motoristas, além do exame de bebidas alcoólicas, à um exame que constata se o indivíduo fez uso de algum tipo de droga.


Nos últimos 10 anos a fiscalização da Lei Seca aumentou e foi intensificada, para evitar que os motoristas dirijam embriagados. Agora, o governo Bolsonaro fará com que todos os condutores tenham ainda mais cuidado, já que, segundo o chefe da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), Luiz Roberto Beggiora, além dos motoristas que consomem bebida alcoólica, serão fiscalizados, também, os condutores que utilizaram drogas, através de testes que detectam o uso de entorpecentes.

O aparelho que será utilizado para fazer o teste de drogas tem a capacidade de detectar entorpecentes como, por exemplo, maconha, ecstasy e cocaína. Para isso, é necessária, somente, uma amostra de saliva do indivíduo. Países como Estados Unidos, Itália e França já fazem este tipo de abordagem e teste.

Ainda não foram divulgados prazos para este aparelho ser implantado no Brasil, portanto, enquanto isso, fica valendo a legislação atual descrita no Código de Trânsito Brasileiro: dirigir alcoolizado ou sob influência de qualquer substância psicoativa é considerado infração gravíssima, com multa no valor de R$ 2.934,70, sete pontos na CNH, o veículo é apreendido e o motorista tem o direito de dirigir suspenso e pode até ser preso.


Você precisa de ajuda para regularizar o documento de seu veículo? Recebeu uma notificação de infração de trânsito (multa) e e deseja recorrer? Então você precisa de um Despachante Online. Conheça nossos serviços. Saiba mais.

Este site divulga conteúdos baseados em informações do Detran de seus respectivos Estados, e facilitando a vida do cidadão com informações sobre Multas, IPVA, CNH, Agendamentos, além de dicas sobre o trânsito e concursos públicos promovidos pelo órgão.

Dessa maneira, estamos à disposição do cidadão brasileiro para oferecer informações, e que esta se reverta em facilidades.