Câmbio automático sequencial Tiptronic



O câmbio automático sequencial Tiptronic é uma transmissão que não necessita de embreagem, além de permitir trocas de marchas manuais. A empresa Porsche já o utiliza a quase 30 anos e a Peugeot e a Citroen chamavam seu câmbio automático de 4 marchas de  Tiptronic System Porsche, para demostrar a qualidade da tecnologia do seu equipamento.

O nome Tiptronic é por causa do gerenciamento do câmbio, que pode se adaptar a forma que o motorista deseja conduzir seu veículo, além de poder trabalhar em modo sequencial. O condutor pode optar por utilizar o câmbio automático ou trocar a marcha quando quiser, com toques na alavanca de câmbio ou das borboletas localizadas atrás do volante. Atualmente, o modo sequencial é obrigatório nos veículos com câmbio automático. Hoje, o sistema Tiptronic já existe a quase trinta anos e é considerado um sinônimo para a transmissão automática sequencial.

A Porsche, primeira empresa a utilizar o sistema Tiptronic com sucesso, incluiu em seus veículos o câmbio Sportomatic, no Porsche 911, no ano de 1968. Este era um câmbio semiautomático, pois era manual e possuía uma embreagem a seco que era operada por um sistema a vácuo. O Sportomatic durou, somente, até 1980. Foi assim que a Porsche criou um câmbio automático de quatro velocidades e que vai de acordo com a condução do motorista, optando entre cinco mapas já predefinidos. E, no ano de 1989, o Porsche 911 estreou o Tiptronic. Depois, o sistema também foi licenciado para o uso de outras empresas automotivas, como, por exemplo, a Peugeot e a Citroen.



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