Como cuidar dos bancos de couro


Os bancos de couro proporcionam conforto e beleza aos veículos, porém, necessitam de alguns cuidados especiais para que durem. Mesmo este material sendo resistente, difícil de manchar e absorver líquidos, o couro precisa de uma limpeza periódica.


A limpeza básica dos bancos de couro pode ser feita pelo próprio dono do automóvel. Para isso, basta utilizar um pano macio e sabão neutro, o que limpará a maior parte da sujeira nos bancos e nas laterais das portas. Para aplicar o produto nos bancos, utilize um borrifador com a mistura de sabão e água.

Quem preferir, também pode fazer uso dos produtos especiais para bancos de couro, que tem a função de hidratar o material, já que o sol, com o passar do tempo, desgasta e causa rasgos e fissuras no couro. Esta hidratação também deve ser feita nos bancos com couro sintético e é indicada a cada seis meses, desta forma, o tecido se manterá macio, brilhoso e protegido.

Caso grude chiclete no couro, o ideal é tirá-lo com uma pedra de gelo. Jamais utilize produtos abrasivos para limpar este material, como, por exemplo, as ceras automotivas, polidores, óleos, vaselina, fluidos de limpeza, detergentes e solventes. Se houver alguma mancha que não esteja saindo com a limpeza básica, leve o veículo à um local especializado para limpar couros dos bancos dos automóveis.