Como dirigir de forma segura na estrada?


Se você vai viajar de carro, leia e ponha em prática as dicas abaixo para ter uma viagem tranquila e sem contratempos, já que, para isso, é necessário dirigir de forma segura:


Para conseguir ter uma viagem tranquila, é importante que o motorista conheça bem o veículo que está dirigindo, pois, de acordo com as características do carro, é possível saber como deverá ser feita determinada ação, por exemplo, um automóvel com motor de baixa potência terá uma ultrapassagem mais lenta. Fique atento à bagagem, a qual deve estar com o peso bem distribuído, permitindo que o carro tenha equilíbrio, e com os itens pesados presos, evitando que atinjam alguém em caso de acidente.

Peça que todos os ocupantes do veículo usem o cinto de segurança e não deixe que o passageiro da frente o utilize com o banco deitado, pois esta atitude pode ser fatal em caso de acidente. Respeite as posições corretas para dirigir, devendo o banco estar regulado para garantir o melhor movimento do corpo do motorista. Utilize sempre os faróis do carro. Só ultrapasse se tiver certeza que está em segurança e somente onde for permitido. Quando houver curvas, o carro deverá ser freado antes delas. Nunca utilize o acostamento como pista de rodagem, pois você pode atrapalhar veículos de socorro ou provocar acidentes desta forma. E, por fim, verifique sempre se o pneu do seu veículo está em bom estado para garantir a segurança do carro e dos seus ocupantes.