Como estacionar em ladeiras?

Segundo uma pesquisa feita pelo Centro de Tecnologia Allianz e a Continental AG, 40% de 3500 acidentes cobertos por esta seguradora e que resultaram em perdas e danos materiais foram causadas ao manobrar ou estacionar o automóvel.


Nos últimos dez anos, este tipo de intercorrência cresceu 30%, conforme informações do chefe de Reivindicações da Allianz. Assim, foi verificado que 44% de todos os acidentes com perdas e danos materiais e 39% das batidas físicas com danos plenos são causados no momento de manobrar ou estacionar o carro. Por isso, devemos estar muito atentos nestes momentos e, principalmente, se precisarmos estacionar em uma ladeira, o que exige muito cuidado para evitar que o pneu seja danificado e que o veículo não desça a rua e cause acidentes.

Portanto, quando você for estacionar o carro em uma ladeira, para evitar acidentes, deixe o carro engrenado e com o freio de mão acionado. Desta forma, se o freio falhar, o freio motor conseguirá segurar o automóvel. Se o carro for automático, o motorista deve, primeiro, acionar freio de estacionamento para, só depois, engatar a alavanca em “Parking”. Outras dicas são: não deixar as rodas viradas na direção da guia; colocar uma trava embaixo da roda; e sempre fazer as manutenções preventivas do freio do automóvel.


Você precisa de ajuda para regularizar o documento de seu veículo? Recebeu uma notificação de infração de trânsito (multa) e e deseja recorrer? Então você precisa de um Despachante Online. Conheça nossos serviços. Saiba mais.

Este site divulga conteúdos baseados em informações do Detran de seus respectivos Estados, e facilitando a vida do cidadão com informações sobre Multas, IPVA, CNH, Agendamentos, além de dicas sobre o trânsito e concursos públicos promovidos pelo órgão.

Dessa maneira, estamos à disposição do cidadão brasileiro para oferecer informações, e que esta se reverta em facilidades.