Como evitar problemas na bateria do carro durante o frio?

No Brasil, há muitas cidades e regiões em que a temperatura fica baixa, onde devemos ter uma maior atenção com os carros, já que o frio pode atrapalhar seu funcionamento, afetando, principalmente, a bateria do veículo.


O que ocorre quando está frio é que o motor exige mais energia da bateria para poder funcionar, além dos equipamentos eletrônicos precisarem de uma maior amperagem. Também é com a temperatura baixa que o óleo fica mais denso, obrigando o motor a fazer mais força para ligar. Estas ações acabam fazendo com que a bateria não funcione bem. Por isso, no inverno há 20% mais de casos de panes elétricas e de reposições de baterias, comparando com as outras estações do ano.

Então, para evitar problemas nas baterias dos carros no frio siga as seguintes dicas: antes de ligar o carro, desligue a ventilação, o aquecedor, o som e todos os outros aparelhos do veículo para, desta forma, aumentar a potência do arranque do automóvel; nos congestionamentos, não desligue e ligue o carro e dê preferência por usar o freio de mão; quando o carro estiver desligado, não deixe o som ligado e, para saber quanto ainda resta de vida útil da sua bateria e do alternador, vá à uma mecânica especializada, a qual fará os devidos testes com os equipamentos específicos.


Você precisa de ajuda para regularizar o documento de seu veículo? Recebeu uma notificação de infração de trânsito (multa) e e deseja recorrer? Então você precisa de um Despachante Online. Conheça nossos serviços. Saiba mais.

Este site divulga conteúdos baseados em informações do Detran de seus respectivos Estados, e facilitando a vida do cidadão com informações sobre Multas, IPVA, CNH, Agendamentos, além de dicas sobre o trânsito e concursos públicos promovidos pelo órgão.

Dessa maneira, estamos à disposição do cidadão brasileiro para oferecer informações, e que esta se reverta em facilidades.