Como evitar que os freios desgastem antes da hora


O que traz segurança a um veículo é o sistema de freios, além de oferecer o máximo de rendimento do automóvel. A função deste sistema é dissipar a energia que se acumula no automóvel, fazendo com que diminua a velocidade e pare.

A forma como o motorista utiliza o freio e faz a manutenção em seu veículo muda o desempenho e durabilidade de todo o sistema de freios e, para evitar que ele dure menos que o devido, siga as dicas a seguir:

Para quem utiliza o veículo nas grandes cidades (com engarrafamentos, muitos sinais, etc.) deve fazer a manutenção com mais freqüência, já para os outros, o fluido do freio deve ser trocado, pelo menos, uma vez por ano, para evitar que diminua sua eficiência e, quanto às pastilhas de freio, estas devem ser revisadas a cada 10 mil quilômetros e trocadas antes dos 20 mil quilômetros.

Outras formas de manter por mais tempo o desempenho do freio do seu automóvel são: não pisar no pedal de maneira brusca, não pisar na embreagem antes de pisar no freio, não usar o freio nas curvas, manusear corretamente o seu freio de mão (acionar suavemente, não até o ponto máximo da trava, e baixá-lo totalmente) e seguir os prazos de revisões e manutenções do manual do seu automóvel.




Você precisa de ajuda para regularizar o documento de seu veículo? Recebeu uma notificação de infração de trânsito (multa) e e deseja recorrer? Então você precisa de um Despachante Online. Conheça nossos serviços. Saiba mais.
Este site divulga conteúdos baseados em informações do Detran de seus respectivos Estados, e facilitando a vida do cidadão com informações sobre Multas, IPVA, CNH, Agendamentos, além de dicas sobre o trânsito e concursos públicos promovidos pelo órgão.
Dessa maneira, estamos à disposição do cidadão brasileiro para oferecer informações, e que esta se reverta em facilidades.