Como fazer o check-up do sistema de lubrificação?


O responsável por diminuir o atrito das peças do motor de um veículo e possibilitar a fácil partida do mesmo, além de proteger os equipamentos da ferrugem e corrosão, resfriar os depósitos das câmaras de combustão, deixar as peças do motor limpas, economizar combustível e vedar o carro contra as pressões de combustão, é o sistema de lubrificação.


O sistema de lubrificação é composto pelos seguintes itens: bomba, filtro de óleo, cárter, pescador de óleo, radiador de óleo, vareta do nível do óleo e o óleo. Sendo que o óleo lubrificante fica no cárter, o qual tem o tamanho de acordo com o motor. Este óleo é sugado por uma bomba de óleo, passa pelo filtro, que retira suas impurezas e, depois, vai para a galeria principal e é distribuído para os pontos do motor.

Os motoristas devem prestar muita atenção à este sistema, verificando vazamentos, ruídos e alto consumo dos fluidos para detectar algum defeito. No check-up do sistema de lubrificação o condutor também deve verificar o óleo, evitar aditivos, trocar o filtro de óleo, de acordo com o período informado no manual do veículo e estar atento à luz do painel, a qual indica a falta de pressão no sistema, que pode ser causada por algum defeito na bomba de óleo, pelo canal de lubrificação, que pode estar entupido, ou por uma grande folga entre as partes móveis do motor.