Como funcionam os retrovisores eletrocrômicos?

Os retrovisores eletrocrômicos, também conhecidos como antiofuscantes estão sendo muito utilizados nos veículos comercializados no Brasil. Abaixo veremos como este item automotivo funciona.


O objetivo dos retrovisores antiofuscantes é o mesmo de mudar a direção do espelho em relação à exposição da luz, evitando que esta luz “cegue” o condutor, o que ocorre nos dias muito ensolarados e à noite, quando há luzes dos outros veículos. Esta função é feita de forma automática nestes retrovisores, através de uma tecnologia chamada eletrocromismo, a qual consegue filtrar as luzes fortes, as impedindo de chegar até a visão do condutor.

O sistema é composto por várias camadas: o vidro, um gel eletrocrômico, um microprocessador e dois sensores ou fotodetectores com base de fotodiodo, que é um semicondutor com o poder de transformar a luz em eletricidade, além de medirem a luz que há no ambiente e nos faróis dos outros automóveis. Portanto, para funcionar, os sensores dos retrovisores antiosfuscantes detectam a quantidade de luz no espelho e passam a informação ao microprocessador, o qual faz o cálculo de quanta corrente elétrica deverá ser aplicada.

Então, os materiais que se localizam dentro do gel sofrem uma reação chamada oxirredução, com a carga de corrente elétrica recebida. Já o que diminui a incidência de luz no espelho é a camada do gel mais escuro, que fica entre as duas camadas de vidro. O grau de escurecimento do espelho dependerá da quantidade de luz captada e da corrente elétrica aplicada.


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