Como usar as setas automotivas da forma correta?

A seta é a luz que o automóvel possui e que serve para avisar aos outros condutores a direção que o motorista deseja ir, direita ou esquerda, segundo o Código de Trânsito Brasileiro.


As setas dos veículos são muito importantes para garantir uma maior segurança no trânsito, porém, muitos condutores a utilizam de forma incorreta, o que acaba resultando em acidentes. Portanto, para usar da melhor forma este item automotivo, siga as dicas a seguir:

Quando desejar ir à outra direção, primeiro, sinalize sua intenção para os outros motoristas, feito isso, verifique, olhando pelos retrovisores, se você poderá fazer sua manobra com segurança; sempre antes de frear, ligue a seta, desta forma os outros condutores entenderão que você irá diminuir a velocidade; quando for pressionar a alavanca da seta, mantenha a mão direita no volante; caso a seta não desligue automaticamente, volte a alavanca para a posição neutra; se outro veículo estiver dando a seta, mantenha a distância para facilitar a manobra do mesmo; e sempre que precisar entrar ou sair de uma vaga na rua, mudar de faixa ou entrar e sair de uma rodovia, utilize a seta.

Se a seta do seu automóvel parar de funcionar, leve-o imediatamente à uma oficina para realizar o conserto, já que quem não aciona a seta pode receber multa no valor de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira de motorista, além de correr risco de acidente.


Você precisa de ajuda para regularizar o documento de seu veículo? Recebeu uma notificação de infração de trânsito (multa) e e deseja recorrer? Então você precisa de um Despachante Online. Conheça nossos serviços. Saiba mais.

Este site divulga conteúdos baseados em informações do Detran de seus respectivos Estados, e facilitando a vida do cidadão com informações sobre Multas, IPVA, CNH, Agendamentos, além de dicas sobre o trânsito e concursos públicos promovidos pelo órgão.

Dessa maneira, estamos à disposição do cidadão brasileiro para oferecer informações, e que esta se reverta em facilidades.