Como usar o farol de LED no seu veículo


O farol do carro tem o objetivo de melhorar e garantir a visibilidade do motorista, tanto de dia quanto durante a noite, além de deixar a aparência do carro mais bonita.


Há alguns tipos de faróis no mercado, um deles é o LED, que significa diodo emissor de luz, mas, as mais utilizadas ainda são as luzes halógenas. O LED possui maior luminosidades, alcance e, também, dura mais, além de economizar, em média, 74% de energia, por isso vem crescendo o número de donos de veículos que estão optando por este tipo de farol. Outras vantagens de usar o farol LED são: a estética do automóvel fica mais bonita, redução no consumo de combustível e o aumento da segurança, já que a luz emitida alerta os outros condutores com mais eficácia, o que diminui o risco de acidentes em 60%.

Se você desejar trocar seus faróis comuns pelos de LED terá que fazer a regularização da mudança no Detran, sendo aprovada a alteração e instalação, o condutor receberá o Certificado de Segurança Veicular, que deve ser anexado ao Licenciamento e ao Certificado de Registro do Veículo. À noite e durante a passagem em túneis o motorista deverá utilizar somente os faróis comuns, já que o LED não os substitui nestes casos. Durante o dia, conforme as leis de trânsito brasileiras, o condutor também deverá trafegar com o farol baixo aceso, podendo utilizar os de LED.