CRLV digital

O CRLV, Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, é o documento necessário para provar o registro e propriedade de um automóvel. Agora, este documento ganhou uma versão digital que pode ser usada nos smartphones.


Este documento digital é chamado de CRLV-e e já está vigente no Distrito Federal, em Brasília, nos outros Detrans do Brasil é esperado que o CRLV-e esteja disponível até 31 de dezembro deste ano, 2018. O intuito do CRLV digital é evitar multas por o motorista esquecer o documento em algum outro local, assim como também é o objetivo da CNH, Carteira Nacional de Habilitação, digital.

A validade do CRLV-e é igual à versão impressa, a qual continuará sendo obrigatória. Somente a versão digital não será obrigatória. Entretanto, de acordo com o artigo 133: “Este documento será dispensado quando, no momento da fiscalização, for possível ter acesso ao devido sistema informatizado para verificar se o veículo está licenciado”. Portanto, se o condutor está sem o documento impresso e não consegue acesso à versão digital, ele deverá ser punido de qualquer forma.

Só tem direito ao CRLV digital os proprietários de veículos que estão com todos os documentos e pagamentos do automóvel em dia. Para solicitar seu documento digital, basta acessar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” e fazer seu cadastro e registro. Depois disso, apresente o documento digital, quando solicitado, e este poderá ser verificado e autenticado através do QRCode.


Você precisa de ajuda para regularizar o documento de seu veículo? Recebeu uma notificação de infração de trânsito (multa) e e deseja recorrer? Então você precisa de um Despachante Online. Conheça nossos serviços. Saiba mais.

Este site divulga conteúdos baseados em informações do Detran de seus respectivos Estados, e facilitando a vida do cidadão com informações sobre Multas, IPVA, CNH, Agendamentos, além de dicas sobre o trânsito e concursos públicos promovidos pelo órgão.

Dessa maneira, estamos à disposição do cidadão brasileiro para oferecer informações, e que esta se reverta em facilidades.