Dicas para cuidar das pastilhas de freios

As funções do sistema de freios são proporcionar segurança e rendimento ao veículo, dissipando a energia cinética acumulada no automóvel e fazendo-o parar ou diminuindo sua velocidade.


Um dos componentes do sistema de freios é a pastilha, item que faz com que o carro pare com segurança, quando entra em contato com o disco de freio. Porém, com o tempo as pastilhas sofrem desgaste e devem ser substituídas para evitar acidentes. A seguir estão algumas dicas para cuidar deste item tão importante do veículo:

Toda pastilha utilizada nos automóveis deve ser original e indicada pela montadora do veículo, já que as marcas que não são conhecidas podem não ter a mesma qualidade e apresentar incompatibilidade com o modelo do carro; quando for trocar as pastilhas, dê preferência pelos itens de cerâmica ou de metal, pois estes modelos oferecem maior durabilidade e eficiência; no momento da troca, a faça por eixo, para evitar a falta de estabilidade no momento de frear; veja se o disco está empenado e troque-o, se necessário, assim serão evitadas trepidações no pedal do freio e o desgaste das novas pastilhas; e, depois da troca feita, não freie de maneira brusca nos primeiros 500 quilômetros rodados.


Você precisa de ajuda para regularizar o documento de seu veículo? Recebeu uma notificação de infração de trânsito (multa) e e deseja recorrer? Então você precisa de um Despachante Online. Conheça nossos serviços. Saiba mais.

Este site divulga conteúdos baseados em informações do Detran de seus respectivos Estados, e facilitando a vida do cidadão com informações sobre Multas, IPVA, CNH, Agendamentos, além de dicas sobre o trânsito e concursos públicos promovidos pelo órgão.

Dessa maneira, estamos à disposição do cidadão brasileiro para oferecer informações, e que esta se reverta em facilidades.