Diferença entre apreensão, remoção e retenção do automóvel.


De acordo com o CTB, Código de Trânsito Brasileiro, são várias as penalidades e medidas administrativas que existem para punir um condutor infrator. Algumas destas punições são a apreensão, remoção e retenção do automóvel, mas, você sabe quais as diferenças entre cada uma destas medidas?

A retenção de um veículo acontece quando o automóvel fica imobilizado no local pelo tempo que necessitar até que seja feita a regularização do motivo da infração, como, por exemplo, apresentar algum documento do veículo. Se não for regularizado o necessário neste local, podem liberar o veículo, mas com o recolhimento do CRLV e a entrega de um recibo com uma data determinada para a resolução do problema. Se o automóvel estiver em local proibido para estacionar ou que esteja obstruindo uma via, acontecerá também a remoção do veículo.

Já a apreensão do veículo faz com que o dono do mesmo não possa utilizá-lo por até trinta dias, o tempo dependerá da gravidade da infração cometida. O automóvel é recolhido e levado a um depósito, no qual o automóvel ficará sob responsabilidade de quem o apreendeu, sendo que só o Detran que pode apreender os veículos. E a remoção de um automóvel acontece quando é necessária a desobstrução de uma via pública ou quando um veículo está estacionado em local proibido. Um guincho faz a remoção do automóvel e o leva para um depósito indicado pela autoridade de trânsito. Para conseguir o veículo novamente, o proprietário deve pagar as multas, taxas, despesas com a remoção e a estadia do automóvel e também efetuar o conserto de qualquer equipamento obrigatório que tenha necessidade.




Você precisa de ajuda para regularizar o documento de seu veículo? Recebeu uma notificação de infração de trânsito (multa) e e deseja recorrer? Então você precisa de um Despachante Online. Conheça nossos serviços. Saiba mais.
Este site divulga conteúdos baseados em informações do Detran de seus respectivos Estados, e facilitando a vida do cidadão com informações sobre Multas, IPVA, CNH, Agendamentos, além de dicas sobre o trânsito e concursos públicos promovidos pelo órgão.
Dessa maneira, estamos à disposição do cidadão brasileiro para oferecer informações, e que esta se reverta em facilidades.