Diferenças entre os motores 8V e 16V

Atualmente, existem vários tipos de motorização automotiva, já que há diversos perfis que precisam ser atendidos. Algumas das opções de motores são os com 8 válvulas e com 16 válvulas e, abaixo, veremos as diferenças entre eles.


A função da válvula é permitir a entrada e saída de ar do motor, portanto, quanto maior o número de válvulas, mais ar entrará no motor para fazer a combustão, já que o ar entra nas válvulas de admissão ou câmara de combustão e os gases que sobram da queima do combustível vão para o escapamento ou válvulas de escape.

Os veículos que possuem o motor de 8 válvulas tem duas por cilindro, oferecendo ao carro mais agilidade na arrancada e na baixa rotação. Mas quando o giro do motor sobe, ele perde a eficiência, o que gera menos potência no veículo. Este motor proporciona economia, já que consome menos combustível e tem a manutenção mais barata do que o motor 16V. Portanto, um carro com motor 8V é ideal para quem o utiliza em cidades com trânsito congestionado, sinais e engarrafamentos.

Já os carros com motor 16 válvulas, sendo oito são de admissão e oito de escape, é indicado para pessoas que gostam de pegar estrada com o automóvel ou, também, pessoas que tem um perfil mais esportivo no momento de dirigir. Na estrada, o carro com este motor é mais econômico e oferece um tempo de resposta e retomada mais ágil e rápido do que o motor 8V.


Você precisa de ajuda para regularizar o documento de seu veículo? Recebeu uma notificação de infração de trânsito (multa) e e deseja recorrer? Então você precisa de um Despachante Online. Conheça nossos serviços. Saiba mais.

Este site divulga conteúdos baseados em informações do Detran de seus respectivos Estados, e facilitando a vida do cidadão com informações sobre Multas, IPVA, CNH, Agendamentos, além de dicas sobre o trânsito e concursos públicos promovidos pelo órgão.

Dessa maneira, estamos à disposição do cidadão brasileiro para oferecer informações, e que esta se reverta em facilidades.