Faróis de LED são permitidos por lei?


Há diversas opções de faróis automotivos, os quais oferecem mais visibilidade para o motorista durante o dia e a noite, além de melhorar a aparência do veículo.


Algumas das opções existentes de faróis automotivos são: LED, xênon e luz branca. E, quanto à legislação, cada tipo de farol possui suas leis, como, por exemplo, o xênon, que só não é proibido se vier de fábrica. Já as lâmpadas LED são legais, segundo a Resolução 292 do Contran, porém, as lâmpadas devem possuir alguns requisitos, como estar dentro das especificações e recomendações do Inmetro.

Ainda de acordo com a Resolução 292, quem quiser colocar lâmpada LED em seu veículo deverá pedir uma autorização para o Detran e fazer a atualização do CRV (Certificado de Segurança Veicular). Assim, além do proprietário pagar a instalação deste tipo de farol, ele deverá pagar uma taxa, a qual tem valores diferentes em cada estado.

Algumas vantagens da lâmpada LED automotiva são: menor consumo de energia, a luz é mais brilhante do que as lâmpadas halógenas, não aquecem durante o uso e duram até cinco vezes mais do que outros tipos de lâmpadas.