Foi lançada no Rio de Janeiro a placa padrão Mercosul

No dia 11 de setembro de 2018 foi lançada, no Rio de Janeiro, a nova placa de veículos com padrão Mercosul. O lançamento ocorreu no posto do Detran, localizado na Avenida Francisco Bicalho.


O primeiro estado brasileiro a receber a placa com padrão Mercosul no país foi o Rio de Janeiro. Segundo o Detran-RJ, o preço da placa será o mesmo, ou seja, R$ 219,35. Porém, todos os estados podem definir os preços desta nova placa em sua localização.

Foi no dia 11 de setembro que ocorreu o lançamento da placa com padrão Mercosul no RJ, e o evento contou com a presença do ministro das Cidades Alexandre Baldy, do presidente do Detran-RJ Leonardo Jacob e do governador Luiz Fernando Pezão. Até primeiro de dezembro deste ano a nova placa não será obrigatória, porém, após esta data, todos os motoristas que fizerem operações que abrangem novas chapas devem adquirir a placa padrão Mercosul.

Esta padronização das placas automotivas tem o intuito de oferecer mais segurança aos donos de veículos, dificultando a clonagem dos automóveis, evitando roubos de carga, facilitando a integração dos bancos de dados nos países do Mercosul e agilizando os trâmites alfandegários. O primeiro país do Mercosul a adotar esta placa foi o Uruguai, em 2015, seguido pela Argentina, em 2016, e, agora, pelo Brasil.


Você precisa de ajuda para regularizar o documento de seu veículo? Recebeu uma notificação de infração de trânsito (multa) e e deseja recorrer? Então você precisa de um Despachante Online. Conheça nossos serviços. Saiba mais.

Este site divulga conteúdos baseados em informações do Detran de seus respectivos Estados, e facilitando a vida do cidadão com informações sobre Multas, IPVA, CNH, Agendamentos, além de dicas sobre o trânsito e concursos públicos promovidos pelo órgão.

Dessa maneira, estamos à disposição do cidadão brasileiro para oferecer informações, e que esta se reverta em facilidades.