Informações sobre a Carteira Nacional de Habilitação suspensa


Mesmo que você não acompanhe a quantidade de pontos que possui em sua Carteira Nacional de Habilitação, CNH, no caso dela precisar ser suspensa, o Detran enviará para sua residência uma carta notificando a suspensão da mesma, por ter atingido os 20 pontos na carteira de motorista.

Caso isso aconteça, mantenha a calma, pois você terá um prazo para entregar sua habilitação, apresentar uma defesa para tentar reverter a situação e suspender a penalidade. A defesa do motorista terá três fases: a prévia, na qual são analisados os fatos simples e formais e onde devem constar algumas informações obrigatórias; o recurso da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI), onde você apresentará qualquer argumento que ache válido e que possa comprovar, e, por fim, a fase do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), onde podem ser apresentados os mesmos argumentos do JARI, já que o recurso terá a análise de outras pessoas.

Caso você não opte por entrar com recurso ou ter o mesmo negado, você terá um tempo mínimo de suspensão da CNH de 6 meses e o máximo de um ano, porém, se o condutor receber mais 20 pontos no período de um ano, o prazo aumenta para 8 meses a dois anos de suspensão. Se o condutor for pego conduzindo com a CNH suspensa, ele poderá ter sua carteira de motorista cassada, perde-la por 2 anos e ter que refazer todo o processo para obter a CNH, como seria feito para conseguir a primeira habilitação.

Para voltar a conduzir veículos, o motorista com a CNH suspensa deverá fazer um curso de reciclagem de 30 horas e realizar uma prova de 30 questões, a qual precisará acertar, no mínimo, 21 questões. Feito isso, o condutor receberá sua CNH novamente e terá sua pontuação zerada.



Você precisa de ajuda para regularizar o documento de seu veículo? Recebeu uma notificação de infração de trânsito (multa) e e deseja recorrer? Então você precisa de um Despachante Online. Conheça nossos serviços. Saiba mais.

Este site divulga conteúdos baseados em informações do Detran de seus respectivos Estados, e facilitando a vida do cidadão com informações sobre Multas, IPVA, CNH, Agendamentos, além de dicas sobre o trânsito e concursos públicos promovidos pelo órgão.

Dessa maneira, estamos à disposição do cidadão brasileiro para oferecer informações, e que esta se reverta em facilidades.