Itens automotivos que devem ser verificados antes de uma viagem

Serão muitos os feriados prolongados deste ano, 2018, e, por isso, quem adora viajar nestas datas deve estar atento a, principalmente, alguns itens do veículo que devem estar em perfeitas condições no momento de pegar a estrada, mas, claro, o ideal é sempre fazer uma revisão completa em uma oficina mecânica de confiança.


Caso ocorra de você não conseguir levar seu veículo para a revisão, faça você mesmo uma análise básica do seu automóvel para ver se ele não trará transtornos na sua viagem. Os primeiros itens que não podem deixar de estar em perfeito estado são os pneus, já que se estiverem carecas podem causar acidentes graves, pois os pneus perdem a aderência, o que faz com que aumente o risco de aquaplanagem. Não esqueça de verificar também o estepe, que não pode conter bolhas, porque corre risco de explosão.

Outros itens muito importante são os fluidos: líquido de arrefecimento, óleo do motor e transmissão, fluido de freio, direção hidráulica e embreagem e o nível de combustível no reservatório de partida a frio. Estes itens devem ser trocados sempre no prazo correto. Quanto aos freios, os de mão devem estar regulados para que o veículo fique totalmente estático quando necessário, além de muito necessária a revisão das pastilhas, discos de freio, tambores e do sistema ABS.

Os itens de segurança também devem estar sempre em perfeito estado, não só nas viagens, já que não sabemos quando precisaremos utilizá-los, são eles: triângulo de sinalização, macaco e chave de roda. Além do sistema elétrico do automóvel, dos faróis e das lâmpadas, pois são itens que previnem acidentes.


Você precisa de ajuda para regularizar o documento de seu veículo? Recebeu uma notificação de infração de trânsito (multa) e e deseja recorrer? Então você precisa de um Despachante Online. Conheça nossos serviços. Saiba mais.

Este site divulga conteúdos baseados em informações do Detran de seus respectivos Estados, e facilitando a vida do cidadão com informações sobre Multas, IPVA, CNH, Agendamentos, além de dicas sobre o trânsito e concursos públicos promovidos pelo órgão.

Dessa maneira, estamos à disposição do cidadão brasileiro para oferecer informações, e que esta se reverta em facilidades.