Itens que são inspecionados na Vistoria Veicular Anual

Alguns itens dos veículos tem obrigação de ser inspecionados durante a Vistoria Veicular Anual, vejamos abaixo quais são estes itens:


O objetivo da Vistoria Veicular Anual é analisar as condições de conservação e manutenção dos automóveis. Esta vistoria deve ser feita no processo de renovação do CRLV, Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, documento que é obrigatório para um automóvel circular legalmente no país.

Durante a vistoria são verificadas as mudanças de características, numerações identificadoras e os documentos exigidos para circulação do veículo. Quanto aos itens obrigatórios que devem estar no carro e são analisados, estes são: o macaco, o pneu estepe, o triângulo e a chave de roda. Também devem ser verificadas as luzes de freio, de ré e os pisca alertas. Outro item com verificação obrigatória é a placa, que deve estar legível, com o lacre intacto, sem trincas e sem obstáculos na leitura. Outros itens vistoriados são: o para-brisa, os para-sóis, os encostos de cabeça dos bancos, os pneus (que não podem estar gastos) e toda a parte elétrica do automóvel.

Depois da vistoria, caso o carro seja aprovado, o proprietário receberá o certificado e o Selo de Inspeção, o qual deve ser colado no vidro dianteiro do carro. Já se o veículo for reprovado, o dono do automóvel receberá o Relatório de Inspeção com os motivos da reprovação descritos, assim, o proprietário terá 30 dias para regularizar o solicitado e fazer outra vistoria.


Você precisa de ajuda para regularizar o documento de seu veículo? Recebeu uma notificação de infração de trânsito (multa) e e deseja recorrer? Então você precisa de um Despachante Online. Conheça nossos serviços. Saiba mais.

Este site divulga conteúdos baseados em informações do Detran de seus respectivos Estados, e facilitando a vida do cidadão com informações sobre Multas, IPVA, CNH, Agendamentos, além de dicas sobre o trânsito e concursos públicos promovidos pelo órgão.

Dessa maneira, estamos à disposição do cidadão brasileiro para oferecer informações, e que esta se reverta em facilidades.