Maio Amarelo: Atenção pela Vida


Maio foi o mês escolhido para levar mais consciência no trânsito e, por isso, é chamado de Maio Amarelo, uma campanha considerada fundamental para mudar a segurança do trânsito no Brasil e no mundo.

São muitas as imprudências cometidas pelos motoristas brasileiros, como, por exemplo, falar ou escrever no celular, dirigir alcoolizado, com sono ou com velocidade alta. E, de acordo com dados do programa Volvo de Segurança no Trânsito, PVST, quase 65%  dos acidentes são causados pela forma como o veículo é conduzido, portanto, quase 65% dos acidentes poderiam ser evitados se houvessem mais motoristas conscientes.

Para tentar evitar tantos acidentes desnecessários foi criado o Maio Amarelo, que acontece em 27 países no mundo e, no Brasil, quem o promove é o Observatório Nacional de Segurança Viária, ONSV, e, neste ano, tem o apoio da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). No ano de 2013 a ONSV iniciou esta campanha no Brasil, levando a conscientização no trânsito através da imprensa, dos fabricantes, do governo e da sociedade.

O símbolo do Maio Amarelo é um laço amarelo e este mês foi escolhido porque no dia 11 de maio de 2011 a ONU, Organização das Nações Unidas, definiu que a década atual seria a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Quanto a cor, o amarelo, foi escolhido para simbolizar a “atenção”, já que os acidentes de trânsito são uma das maiores causas de morte no país.



Você precisa de ajuda para regularizar o documento de seu veículo? Recebeu uma notificação de infração de trânsito (multa) e e deseja recorrer? Então você precisa de um Despachante Online. Conheça nossos serviços. Saiba mais.

Este site divulga conteúdos baseados em informações do Detran de seus respectivos Estados, e facilitando a vida do cidadão com informações sobre Multas, IPVA, CNH, Agendamentos, além de dicas sobre o trânsito e concursos públicos promovidos pelo órgão.

Dessa maneira, estamos à disposição do cidadão brasileiro para oferecer informações, e que esta se reverta em facilidades.