Mentiras comuns sobre a troca de óleo do motor dos veículos

O óleo do motor é um item muito importante para qualquer veículo, já que é ele que protege, resfria, diminui o atrito entre as peças móveis, lubrifica e melhora o desempenho e o consumo de combustível, o que faz com que o automóvel demore mais tempo para dar diversos problemas.


Há vários modelos de óleos, cada um com um tipo de viscosidade e nível de desempenho do lubrificante, portanto, para saber qual é o tipo ideal para o seu carro, você deve verificar no manual do fabricante o modelo indicado. Além deste cuidado, você não deve acreditar em tudo que dizem sobre este item, já que muitos comentários são, apenas, mitos. Um exemplo de mentira sobre o assunto é que não é necessário verificar o nível do óleo mas, pelo contrário, o indicado é que este nível seja verificado a cada 15 dias.

Outros mitos que comentam muito sobre o óleo do motor são: que o filtro não precisa ser trocado quando acontece a substituição do óleo, porém, é muito importante a troca do filtro neste momento, pois é ele que impede a entrada de impurezas no motor; que pode utilizar o óleo do motor por anos, entretanto o óleo vence e pode danificar peças do sistema do veículo; que aditivos devem ser usados, mas estes aditivos podem desequilibrar a fórmula do óleo, resultando em uma ineficiente lubrificação do motor; e que se o carro for utilizado só na cidade a frequência da troca de óleo deve ser normal, isso está incorreto porque nos trechos urbanos o motor e o lubrificante são mais exigidos, portanto, o óleo deve ser trocado com mais frequência nesta situação.


Você precisa de ajuda para regularizar o documento de seu veículo? Recebeu uma notificação de infração de trânsito (multa) e e deseja recorrer? Então você precisa de um Despachante Online. Conheça nossos serviços. Saiba mais.

Este site divulga conteúdos baseados em informações do Detran de seus respectivos Estados, e facilitando a vida do cidadão com informações sobre Multas, IPVA, CNH, Agendamentos, além de dicas sobre o trânsito e concursos públicos promovidos pelo órgão.

Dessa maneira, estamos à disposição do cidadão brasileiro para oferecer informações, e que esta se reverta em facilidades.