Novo modelo da Permissão Internacional para Dirigir


O documento que comprova que uma pessoa está apta a conduzir veículos no exterior é a Permissão Internacional para Dirigir, PID.

Em viagens curtas, o cidadão brasileiro não precisa emitir a PID para dirigir, pois pode utilizar, somente, a sua Carteira Nacional de Habilitação válida, mas o documento internacional se torna obrigatório se a pessoa quiser dirigir mais de 180 dias em algum dos 135 países onde é válido.

Os países onde a PID tem validade são os participantes da Convenção de Viena sobre o Tráfego Rodoviário, do Princípio de Reciprocidade e os países que participam do Acordo Sobre Regulamentação Básica Unificada de Trânsito. Porém, sendo a viagem curta ou longa, segundo o Denatran, para evitar transtornos é melhor que o brasileiro emita a sua PID antes de viajar e verifique se, no país que irá, aceitam este documento ou se será necessário emitir a habilitação local.

Quanto às alterações feitas na Permissão Internacional para Dirigir, de acordo com o Denatran, o layout foi padronizado conforme o formato utilizado nos outros países. Na capa, agora consta o brasão em destaque e o nome do documento nos seguintes idiomas: português, inglês e espanhol. Onde ficam as categorias permitidas para o condutor dirigir agora tem desenhos, além das letras, e, na parte interna da PID, há tradução para oito idiomas: português, inglês, espanhol, alemão, russo, árabe, chinês e francês.

 




Você precisa de ajuda para regularizar o documento de seu veículo? Recebeu uma notificação de infração de trânsito (multa) e e deseja recorrer? Então você precisa de um Despachante Online. Conheça nossos serviços. Saiba mais.
Este site divulga conteúdos baseados em informações do Detran de seus respectivos Estados, e facilitando a vida do cidadão com informações sobre Multas, IPVA, CNH, Agendamentos, além de dicas sobre o trânsito e concursos públicos promovidos pelo órgão.
Dessa maneira, estamos à disposição do cidadão brasileiro para oferecer informações, e que esta se reverta em facilidades.