Novo radar multa quem utiliza celular ao dirigir


Foi desenvolvido um novo radar que possui um sistema que pode identificar se o motorista está utilizando o celular enquanto dirige e, assim, multar o condutor pela infração.


Atualmente, há diversos tipos de radares em funcionamento no Brasil, como, por exemplo, os fixos, móveis e lombadas eletrônicas, os quais detectam infrações de velocidade e de avanço de semáforo vermelho. Porém, agora, foi criado um novo radar, o qual já está em uso na Austrália e pode detectar se o motorista esta usando o celular ao volante.

A nova tecnologia possui 45 câmeras de alta definição e infravermelho que podem equipar radares móveis e fixos e funcionam durante o dia e a noite. De acordo com as autoridades da Austrália, o que detecta de forma automática o uso do celular ao volante é um software munido de inteligência artificial.

Assim, as imagens das câmeras são selecionadas e analisadas por uma equipe autorizada, a qual decidirá se o motorista receberá uma notificação ou não. As outras imagens são descartadas em uma hora. O objetivo do governo australiano, com o novo equipamento, é diminuir em 30% a quantidade de morte no trânsito do país até o ano de 2022.