Os seguros de carro cobrem danos por alagamento?

Quando pensamos nos seguros automotivos muitas dúvidas surgem, principalmente, quanto às coberturas oferecidas pelas operadoras. Uma das dúvidas é sobre a cobertura de alagamentos, já que, no Brasil, não é difícil termos áreas que, por qualquer chuva, já alaga.


O proprietário do veículo deve saber que a maioria das empresas de seguro cobre totalmente os danos causados aos automóveis por chuvas, enchentes, granizos, ventos fortes, quedas de árvores, raios, incêndios e desmoronamento de terra. Porém, o tipo de cobertura compreensiva é a que as pessoas mais optam no país, sendo que ela não é válida para todas as situações de alagamentos.

A cobertura é para os danos causados pela natureza, ou seja, por fenômenos naturais, mas, o motorista deve se responsabilizar e ter a consciência de não expor seu veículo, de forma intencional, a alguma destas situações, como, por exemplo, insistir em passar por uma área alagada. Desta forma, o dono do automóvel apenas se prejudicará, pois correrá riscos, podendo causar acidentes, e, ainda, perderá a indenização do seguro.

As seguradoras sempre fazem um laudo, de acordo com as circunstâncias do veículo no momento do sinistro. Portanto, não adianta tentar enganá-los, pois eles verificarão em câmeras de segurança e conversarão com pessoas que estavam próximas ao local. Se houver indícios de riscos que o condutor se propôs a correr, a seguradora não pagará nenhuma indenização. Já o condutor pode abrir um processo judicial contra a Prefeitura, por danos ocorridos do resultado da falta de limpeza e outros motivos que causam o alagamento.


Você precisa de ajuda para regularizar o documento de seu veículo? Recebeu uma notificação de infração de trânsito (multa) e e deseja recorrer? Então você precisa de um Despachante Online. Conheça nossos serviços. Saiba mais.

Este site divulga conteúdos baseados em informações do Detran de seus respectivos Estados, e facilitando a vida do cidadão com informações sobre Multas, IPVA, CNH, Agendamentos, além de dicas sobre o trânsito e concursos públicos promovidos pelo órgão.

Dessa maneira, estamos à disposição do cidadão brasileiro para oferecer informações, e que esta se reverta em facilidades.