Peças automotivas desgastadas X poluição


Não é só a quantidade excessiva de carros que aumenta a poluição do planeta, mas sim, as peças desgastadas dos veículos, que emitem até 50% mais gases poluentes na atmosfera.

A poluição causa muitos prejuízos, tanto para a saúde das pessoas quanto para o meio ambiente. Por isso, os carros desregulados, ou seja, com peças desgastadas e que emitem mais gases poluentes no ar, podem ser reprovados na vistoria obrigatória anual do Detran, caso a emissão de gases esteja acima da quantidade permitida.

O catalisador do veículo é o responsável por converter até 98% dos gases tóxicos dos veículos, que são produzidos na combustão, em substâncias não prejudiciais. Porém, caso as velas, os cabos e bobinas da ignição, os sensores de rotação, a polia, os chicotes elétricos ou os conectores do veículo estejam desgastadas, estas peças prejudicarão o catalizador, que não fará sua função corretamente e, consequentemente, fará com que o veículo produza mais gases tóxicos. Pois muito combustível queimado irá para o escapamento do automóvel.

O condutor do veículo deve estar sempre atento à alguns detalhes para evitar esta situação, como, por exemplo, na luz da injeção eletrônica localizada no painel do carro, pois, se ela acender, significa que algum item do sistema de emissões está danificado, e nos ruídos do escapamento, que podem informar sobre problemas no catalisador. Além de fazer as manutenções do automóvel nas datas corretas, utilizar somente combustível de qualidade e colocar em seu veículo apenas peças originais e com selos INMETRO.



Você precisa de ajuda para regularizar o documento de seu veículo? Recebeu uma notificação de infração de trânsito (multa) e e deseja recorrer? Então você precisa de um Despachante Online. Conheça nossos serviços. Saiba mais.

Este site divulga conteúdos baseados em informações do Detran de seus respectivos Estados, e facilitando a vida do cidadão com informações sobre Multas, IPVA, CNH, Agendamentos, além de dicas sobre o trânsito e concursos públicos promovidos pelo órgão.

Dessa maneira, estamos à disposição do cidadão brasileiro para oferecer informações, e que esta se reverta em facilidades.