Por que a coloração dos pneus é preta?

O pneu é um item que não é feito somente de um material, apesar de muitas pessoas pensarem desta forma. Cada pneu pode ser composto por até 15 tipos diferentes de borrachas, tendo, cada uma delas, uma função específica, como dar firmeza, vedar ou oferecer mais segurança, por exemplo.


Além do pneu poder ser formado por, até, 15 tipos distintos de borrachas, em cada borracha pode ser adicionado enxofre, óleos, agentes antienvelhecimentos, catalisadores, sílica e o negro de fumo. O negro de fumo é como uma fuligem e serve como um reforço para a borracha natural, este item também é o responsável pela coloração do pneu. Este componente é fabricado há quase 150 anos industrialmente e, no começo, ele era muito usado para pigmentar tintas, porém, atualmente, seu uso é exclusivo para fabricar pneus, além de ser produzido em vários tipos e oferecendo diferentes tonalidades da cor preta.

O negro de fumo, além de dar a cor do pneu, também ajuda na durabilidade, na aderência ao piso, na resistência ao rolamento e no equilíbrio da temperatura do item. Mas é a mistura que ocorre com os outros componentes que formam o pneu e que proporcionam toda a qualidade e desempenho do mesmo, sendo que o negro de fumo é o responsável por mais de 20% de todo o peso do item. Mesmo com os pneus sendo pretos, saibam que é possível fabricar pneus coloridos, para isso, basta utilizar em sua fabricação alguns pigmentos e sílica, assim como é feito na fabricação de pneus para bicicletas infantis.


Você precisa de ajuda para regularizar o documento de seu veículo? Recebeu uma notificação de infração de trânsito (multa) e e deseja recorrer? Então você precisa de um Despachante Online. Conheça nossos serviços. Saiba mais.

Este site divulga conteúdos baseados em informações do Detran de seus respectivos Estados, e facilitando a vida do cidadão com informações sobre Multas, IPVA, CNH, Agendamentos, além de dicas sobre o trânsito e concursos públicos promovidos pelo órgão.

Dessa maneira, estamos à disposição do cidadão brasileiro para oferecer informações, e que esta se reverta em facilidades.