Quais as causas dos ruídos ao frear?

É importante saber as causas dos ruídos que ocorrem ao frear para poder identificar o quanto antes o problema e, assim, aumentar a via útil dos componentes e garantir a segurança do carro e seus ocupantes.


O sistema de freios possui muitos componentes, os quais trabalham junto ao motor para poder frear. Neste sistema há o responsável pelo fornecimento de fluido, que é o cilindro mestre, os tubos de metal, o pedal de freio, as pastilhas, os cilindros de roda, os discos e os pistões. Por tantos itens, é normal que os freios comecem a fazer barulho de repente e, alguns dos motivos, são os citados abaixo:

Se o barulho for bem agudo, como um assobio, o problema pode ser o desgaste da pastilha de freio, a qual tem uma média de vida útil de 25 mil quilômetros. Defeitos no disco de freio também fazem com que o carro produza ruídos, já que este item com a superfície irregular ou empenado faz barulhos. Algumas outras possibilidades de problemas que causam ruídos ao frear são: se o nível de óleo estiver baixo; o acúmulo de sujeira; folga nos pinos das pinças de freio, buchas das bandejas danificadas; e a torre do amortecedor solta.


Você precisa de ajuda para regularizar o documento de seu veículo? Recebeu uma notificação de infração de trânsito (multa) e e deseja recorrer? Então você precisa de um Despachante Online. Conheça nossos serviços. Saiba mais.

Este site divulga conteúdos baseados em informações do Detran de seus respectivos Estados, e facilitando a vida do cidadão com informações sobre Multas, IPVA, CNH, Agendamentos, além de dicas sobre o trânsito e concursos públicos promovidos pelo órgão.

Dessa maneira, estamos à disposição do cidadão brasileiro para oferecer informações, e que esta se reverta em facilidades.