Qual método utilizar para trocar o óleo do motor?

O óleo tem como funções fazer a lubrificação, refrigerar e limpar as peças do carro do automóvel, o que aumenta a vida útil do veiculo e garante seu bom funcionamento.


O óleo é responsável por funções muito importantes nos veículos, por isso, sua utilização deve ser feita corretamente, evitando o consumo excessivo de combustível, que o desempenho do carro diminua e danos na fundição do motor.

São duas as maneiras que existem para retirar o óleo velho do motor: a forma convencional, que ocorre pela tampa do cárter, no fundo do automóvel, e a troca à vácuo ou por sucção, que retira o líquido velho pela parte superior do propulsor. E qual é o melhor método para trocar o óleo?

Na forma à vácuo pode ocorrer a omissão de alguns riscos para o motor, já que a remoção do óleo velho é feita por uma máquina e, caso a pressão de sucção não esteja de acordo como o tipo de motor, pode acontecer algum dano nos itens internos. Portanto, a forma mais indicada para fazer a troca do óleo do motor é a convencional, que levanta o carro para que o óleo antigo seja escoado através do bujão do cárter, sendo que esta técnica pode levar até 20 minutos para ser finalizada.


Você precisa de ajuda para regularizar o documento de seu veículo? Recebeu uma notificação de infração de trânsito (multa) e e deseja recorrer? Então você precisa de um Despachante Online. Conheça nossos serviços. Saiba mais.

Este site divulga conteúdos baseados em informações do Detran de seus respectivos Estados, e facilitando a vida do cidadão com informações sobre Multas, IPVA, CNH, Agendamentos, além de dicas sobre o trânsito e concursos públicos promovidos pelo órgão.

Dessa maneira, estamos à disposição do cidadão brasileiro para oferecer informações, e que esta se reverta em facilidades.