Revisão dos itens do motor


A função do motor automotivo é transformar o combustível em energia, para gerar o movimento das rodas. Por isso e por ser composto por itens delicados e partes eletrônicas, deve ser dada uma atenção especial à esta parte do veículo.


Como o motor automotivo tem uma movimentação muito intensa e sua função é extremamente necessária para o bom funcionamento do veículo, os prazos de troca e revisão dos itens devem sempre estar em dia. Então, vaja abaixo um pouco mais dos itens que compõem o motor e como devem ser feitas suas revisões:

O óleo do motor deve ser trocado a cada 10 mil quilômetros ou uma vez por ano, enquanto o líquido de arrefecimento deve ser trocado a cada 30 mil quilômetros rodados. Já o óleo do freio deve sempre estar com um nível mínimo da metade do reservatório, se estiver com menos, pode haver um vazamento ou as pastilhas do freio podem estar desgastadas.

A bateria do carro não deve estar com um resíduo branco onde os fios são conectados e o visor, localizado na parte de cima do item, deve ter a cor verde, se estiver preto, é porque a bateria pode estar sem carga. Já quanto à gasolina que estiver no reservatório, esta deve ser substituída todo mês. Além destas dicas, é importante verificar no manual do veículo o período indicado para manutenção e os itens que devem ser analisados, de acordo com a quilometragem do automóvel.