Rodas de liga leve


As rodas chamam muita atenção em um veículo, por ter diversas cores, tamanhos e desenhos. Atualmente, são dois os tipos principais de rodas: as de aço e as de liga leve.


Rodas de liga leve são compostas por uma mistura fundida de alumínio e silício, são mais caras, mais bonitas e, aproximadamente, 15% mais leves do que as de aço. Porém, a parte negativa é que elas são mais frágeis em relação aos danos, assim, sempre que houver impactos é necessário consultar um especialista para avaliar se o reparo pode ser feito.

Reparos em rodas de liga leve só são recomendados quando há danos superficiais, como quando o item raspa no meio fio, já que a roda pode ser lixada, pintada e envernizada nestes casos. Nos casos da roda quebrar, o reparo não deve ser feito, pois pode ficar alguma trinca interna, além de precisar soldar o item, o que é um grande risco, já que a roda pode não resistir a um esforço severo, podendo ter um rompimento e causar acidentes.

Quanto ao custo do conserto, este é barato, comparando com o valor de uma roda nova, e o serviço é feito em poucos dias. E, quando houver o conserto da roda, é importante que também seja feito o balanceamento do conjunto de rodas.