Sete itens que estão sendo vistoriados na Operação Detran Seguro


Desde o mês de abril está acontecendo a Operação Detran Seguro, que visa diminuir o nível de periculosidade do trânsito e, para isso, vários itens dos veículos são vistoriados.


Assim como a Operação Lei Seca, a Operação Detran Seguro acontece nas ruas e tem o objetivo de levar mais segurança para o trânsito. Desta forma, o Detran está vistoriando sete itens dos veículos, desde o mês de abril deste ano, na Capital, Região Metropolitana e no interior do estado do Rio de Janeiro. A operação acontece todos os dias da semana das 9 horas às 17 horas e é realizada por agentes do Detran, que analisam os equipamentos obrigatórios e, também, orientam os condutores.

Quanto aos itens automotivos avaliados pelos agentes na Operação Detran Seguro são: os pneus, a lataria, os vidros, as películas, as placas de identificação, o farol e os comandos de seta, além de medir a quantidade de gases poluentes emitida pelo veículo. Assim, a vistoria nas ruas verifica menos itens do que ocorria na vistoria anual, a qual foi extinta pela Lei 8269/18. Toda ação da Operação Detran Seguro é filmada por câmeras que ficam ligadas à uma central de monitoramento e conta com policiais militares para suporte.