Sistema para trafegar através da neblina


São muitas as condições de tempo que podem prejudicar o ato de conduzir um veículo, tornando esta ação perigosa e com riscos de acidentes. Alguns exemplos são as chuvas fortes, a neve, a neblina e o vento, já que estas condições diminuem nossa visão e avaliação do veículo e local que estamos trafegando.

Verificando estes riscos, os pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, MIT, nos Estados Unidos, decidiram criar um sistema de imagens para ajudar os automóveis autônomos a terem uma melhor visão durante a neblina, que é considerada uma das condições naturais mais preocupantes. Já que a neblina impede a visibilidade do condutor, além de fazer com que a estrada fique úmida, prejudicando a frenagem do veículo.

Este sistema de imagens tem como base pequenos disparos de laser, os quais calculam a distância exata dos objetos, mesmo com uma neblina densa. No sistema consta uma câmera que conta a quantidade de fótons que voltam para o sensor a cada trilionésimo de segundo, depois, são feitos gráficos dos resultados. O que capacita o sistema a aplicar filtros matemáticos específicos, que revelam picos de dados, os quais mostram os objetos existentes no nevoeiro.

Já foram realizados testes com uma pequena câmera de 1 metro de comprimento. Nestes testes o sistema conseguiu visualizar objetos a 21 centímetros de distância, sendo que nas mesmas circunstâncias, os humanos não conseguiram identificar e visualizar os mesmos objetos.



Você precisa de ajuda para regularizar o documento de seu veículo? Recebeu uma notificação de infração de trânsito (multa) e e deseja recorrer? Então você precisa de um Despachante Online. Conheça nossos serviços. Saiba mais.

Este site divulga conteúdos baseados em informações do Detran de seus respectivos Estados, e facilitando a vida do cidadão com informações sobre Multas, IPVA, CNH, Agendamentos, além de dicas sobre o trânsito e concursos públicos promovidos pelo órgão.

Dessa maneira, estamos à disposição do cidadão brasileiro para oferecer informações, e que esta se reverta em facilidades.