Tecnologias e funções dos veículos quase autônomos



Ainda não estão no mercado os automóveis 100% autônomos, porém, já estão sendo realizados muitos estudos, pesquisas e testes com este tipo de veículo para um futuro próximo. Enquanto isso, temos algumas opções na área automotiva que faz com que nossos carros funcionem quase sozinhos.

Algumas das tecnologias e funções que permitem este avanço na área automotiva e que já estão sendo comercializados são: a frenagem pós-colisão, existente no Polo 2018 e que, depois de uma batida, faz com que os sensores do Airbag freiem até baixar a velocidade do automóvel a 10 quilômetros por hora, evitando outras colisões; a Partida Fria, na qual as luzes LEDs se apagam ou baixam para não atrapalhar outros veículos, além de acender, automaticamente, o farol alto para alertar algum pedestre, e os sensores, disponíveis para conversíveis, que podem verificar se há espaço no porta-malas quando o teto rígido é recolhido, o que evita que sejam danificadas a lataria ou bagagem existente no local.

Outras tecnologias são: o Serviço de Valet, ainda não disponível no Brasil, mas que permite que o veículo estacione ou saia de vagas perpendiculares sozinho; o Motorista Autônomo, chamado de sistema Autopilot e que o mantém na estrada, controla a velocidade do veículo e o muda de faixa quando a seta é ligada; o Pro Sense Side, que, por uma câmera 360º, pode detectar um acidente com mais de 25 km/h e levantar a lateral do veículo, desta forma, protegendo os passageiros, e o Pilot Assist II, o qual possibilita que o automóvel fique na faixa correta, faça curvas e ajuste a velocidade e a distância de outros automóveis de forma autônoma.



Você precisa de ajuda para regularizar o documento de seu veículo? Recebeu uma notificação de infração de trânsito (multa) e e deseja recorrer? Então você precisa de um Despachante Online. Conheça nossos serviços. Saiba mais.

Este site divulga conteúdos baseados em informações do Detran de seus respectivos Estados, e facilitando a vida do cidadão com informações sobre Multas, IPVA, CNH, Agendamentos, além de dicas sobre o trânsito e concursos públicos promovidos pelo órgão.

Dessa maneira, estamos à disposição do cidadão brasileiro para oferecer informações, e que esta se reverta em facilidades.