Tipos de sistemas de exaustão automotivos

São cinco os tipos existentes de sistemas de exaustão ou escapamento automotivo, os quais têm como principal trabalho eliminar os gases produzidos pela queima nos cilindros.


Os sistemas de exaustão devem conduzir os gases resultantes da queima nos cilindros, filtrados, para evitar tanta poluição, e com a função de diminuir o barulho do motor e de não permitir que os gases tóxicos entrem no veículo. Estes sistemas possuem peças que são conectadas pelos tubos de escape, localizadas entre o motor e as ponteiras do automóvel.

Atualmente, são cinco os principais tipos de sistemas de exaustão: o sistema de exaustão de saída única, que a maioria dos carros possui, pois é simples e barato para fabricar e instalar, porém, perde na eficiência comparando com outros sistemas; sistema de exaustão de saída dupla traseira, localizado embaixo do para-choque traseiro, é mais eficiente e altera o som dos gases de escape; sistema de exaustão de saída dupla oposta, que possui o tubo com maior comprimento para contornar a roda e melhorar o processo de filtragem; saída de escape dupla lateral, o qual oferece uma eliminação de gases mais eficiente e melhor funcionamento do motor; e o sistema de exaustão de alta performance, que é reforçado, mais caro e tem uma instalação mais difícil.


Você precisa de ajuda para regularizar o documento de seu veículo? Recebeu uma notificação de infração de trânsito (multa) e e deseja recorrer? Então você precisa de um Despachante Online. Conheça nossos serviços. Saiba mais.

Este site divulga conteúdos baseados em informações do Detran de seus respectivos Estados, e facilitando a vida do cidadão com informações sobre Multas, IPVA, CNH, Agendamentos, além de dicas sobre o trânsito e concursos públicos promovidos pelo órgão.

Dessa maneira, estamos à disposição do cidadão brasileiro para oferecer informações, e que esta se reverta em facilidades.