IPVA 2018 Bahia – Detran BA – Gerar Guia de Pagamento 

O calendário para pagamento do IPVA 2018, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, foi divulgado no dia 20 de dezembro pela Sefaz, Secretaria de Fazenda do Estado da Bahia.


Neste ano, 2018, o IPVA terá uma redução média de 3,16% no valor, de acordo com a tabela base apresentada pela Fipe, Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Quem optar por pagar o imposto com  antecedência, terá o benefício de 10% de desconto no valor total, mas, para isso, o pagamento deve ser feito à vista e até o dia 7 de fevereiro. Se o contribuinte pagar à vista, mas na data que venceria a primeira parcela do IPVA, o benefício será de 5% de desconto. Ou, ainda, o contribuinte terá a opção de parcelar  o IPVA em três vezes, sem descontos, fazendo o pagamento nas datas estipuladas conforme a numeração final do veículo.

O pagamento do IPVA 2018 pode ser feito nas agências do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, para isso, basta informar o número do RENAVAM do automóvel. O seguro obrigatório  deve ser pago junto à primeira parcela do IPVA e a taxa de licenciamento e as multas devem ser pagas na data de vencimento da terceira cota do imposto. Caso o contribuinte atrase o pagamento as primeira parcela, ele deixa de receber o benefício de poder parcelar o tributo.

Os veículos isentos do pagamento do IPVA no Estado da Bahia são: veículos com mais de 15 anos de fabricação, transportes públicos, veículos com potência menor do que 50 cilindradas, embarcações com potência menor do que 25 HP, máquinas agrícolas e  táxis de autônomos, além dos automóveis que pertencem às embaixadas, consulados, diplomatas e pessoas jurídicas de direito privado.


Você precisa de ajuda para regularizar o documento de seu veículo? Recebeu uma notificação de infração de trânsito (multa) e e deseja recorrer? Então você precisa de um Despachante Online. Conheça nossos serviços. Saiba mais.

Este site divulga conteúdos baseados em informações do Detran de seus respectivos Estados, e facilitando a vida do cidadão com informações sobre Multas, IPVA, CNH, Agendamentos, além de dicas sobre o trânsito e concursos públicos promovidos pelo órgão.

Dessa maneira, estamos à disposição do cidadão brasileiro para oferecer informações, e que esta se reverta em facilidades.