IPVA 2018 Ceará – Detran CE – Gerar Guia de Pagamento 


Proprietários de veículos registrados no Estado do Ceará já podem consultar sobre o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, IPVA, do ano de 2018 e, neste ano, o tributo terá redução de 4,46%, comparando com os valores de 2017.

O contribuinte do Estado do Ceará pode pagar o IPVA 2018 à vista até o dia 31 de janeiro, com desconto de 5%, ou parcelado em até cinco vezes, sendo a parcela mínima no valor de 50 reais. Donos de motocicletas de até 125 cilindradas que não tenham infrações de trânsito recebem uma redução na alíquota cobrada, de 2% para 1% do valor do imposto.

O IPVA do Estado do Ceará pode ser pago com cartão de crédito, caso as bandeiras sejam vinculadas ao Banco do Brasil ou Bradesco.

Veja abaixo as datas para pagamento do IPVA 2018:

Parcela Única 31 de janeiro Desconto de 5%
1ª parcela 9 de fevereiro Sem desconto
2ª parcela 9 de março Sem desconto
3ª parcela 9 de abril Sem desconto
4ª parcela 9 de maio Sem desconto
5ª parcela 11 de junho Sem desconto

Fonte: Sefaz

Estão isentos do IPVA veículos que pertencem à deficientes físicos, máquinas agrícolas e terraplanagem, micro-ônibus, vans, topics, ônibus intermunicipal, veículos com potência inferior a 50 cilindradas, táxis, ônibus urbano e metropolitano, automóveis com fabricação superior a 15 anos e veículos de corpo diplomático.

Veja na tabela abaixo a alíquota cobrada do IPVA 2018 no Estado do Ceará:

Veículo Potência Alíquota
Automóveis, caminhonetes, camionetas e utilitários Até 100 cavalos 2,5%
Automóveis, caminhonetes, camionetas e utilitários Até 180 cavalos 3%
Automóveis, caminhonetes, camionetas e utilitários Acima de 180 cavalos 3,5%
Ônibus, micro-ônibus e caminhões/locadoras 1%
Motocicletas, motonetas e triciclos sem infração de trânsito em 2017 Até 125 cilindradas 1%
Motocicletas, motonetas e ciclomotores e triciclos com infração em 2017 Até 125 cilindradas 2%
Motocicletas, motonetas e ciclomotores e triciclos Até 300 cilindradas 3%
Motocicletas, motonetas e ciclomotores e triciclos Acima de 300 cilindradas 3,5%

Fonte: Sefaz



Você precisa de ajuda para regularizar o documento de seu veículo? Recebeu uma notificação de infração de trânsito (multa) e e deseja recorrer? Então você precisa de um Despachante Online. Conheça nossos serviços. Saiba mais.

Este site divulga conteúdos baseados em informações do Detran de seus respectivos Estados, e facilitando a vida do cidadão com informações sobre Multas, IPVA, CNH, Agendamentos, além de dicas sobre o trânsito e concursos públicos promovidos pelo órgão.

Dessa maneira, estamos à disposição do cidadão brasileiro para oferecer informações, e que esta se reverta em facilidades.