IPVA 2018 Espírito Santo – Detran ES – Gerar Guia de Pagamento

Os donos de automóveis registrados no Estado do Espírito Santo já podem verificar o calendário para pagamento do IPVA 2018, divulgado no dia 21 de dezembro no Diário Oficial.


Quem é proprietário de caminhão, ônibus e micro-ônibus deverá iniciar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores no mês de março, já quem é dono de carros de passeio, caminhonetas, utilitários, motocicletas e outros veículos deverá iniciar seus pagamentos no mês de abril.

As datas de vencimento são definidas de acordo com o número final da placa do veículo e, quem optar por pagar o imposto à vista, receberá 5% de desconto no valor total do IPVA 2018. O tributo também poderá ser parcelado, mas o contribuinte não receberá desconto nesta forma de pagamento.

Neste ano, o IPVA ficará em média 3,05% mais barato, comparando com o ano anterior, já que os valores venais dos automóveis tiveram uma baixa e o valor do IPVA é calculado de acordo com o valor venal do veículo, estipulado pela tabela FIPE, Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. O qual é multiplicado pela porcentagem da alíquota cobrada sobre o tipo do automóvel: 1% para os ônibus, micro-ônibus, caminhões, motocicletas e ciclomotores e 2% para os veículos de passeio, caminhonetes e embarcações.

O boleto para pagamento do IPVA do Estado do Espírito Santo não será mais enviado via Correios, portanto, o contribuinte deverá emití-lo no site do Detran- ES ou no portal da Secretaria de Estado da Fazenda. Se o pagamento não for feito até a data de vencimento, serão cobrados juros e multa e o automóvel terá sua documentação irregular.


Você precisa de ajuda para regularizar o documento de seu veículo? Recebeu uma notificação de infração de trânsito (multa) e e deseja recorrer? Então você precisa de um Despachante Online. Conheça nossos serviços. Saiba mais.

Este site divulga conteúdos baseados em informações do Detran de seus respectivos Estados, e facilitando a vida do cidadão com informações sobre Multas, IPVA, CNH, Agendamentos, além de dicas sobre o trânsito e concursos públicos promovidos pelo órgão.

Dessa maneira, estamos à disposição do cidadão brasileiro para oferecer informações, e que esta se reverta em facilidades.