IPVA 2018 Mato Grosso do Sul – Detran MS – Gerar Guia de Pagamento

No dia 14 de dezembro, terça-feira, foi divulgado no Diário Oficial, pelo governo do Mato Grosso do Sul, alguns decretos sobre o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, IPVA, do ano de 2018.


O primeiro decreto é sobre a isenção do imposto para os veículos com menos de um ano de fabricação que continuam para este ano. Os tipos de automóveis que receberão a isenção são: carros, caminhões, ônibus, micro-ônibus, caminhoneta e veículos para até 8 pessoas, mas todos devem ser novos, ou seja, ter menos de um ano de fabricação. No caso das motocicletas novas, estas terão um desconto de 50% no valor do IPVA 2018.

O outro decreto confirma que as alíquotas cobradas no ano de 2017 serão as mesmas no ano de 2018: utilitários e camionete pagam 3,5%; motocicleta e similares, caminhões e ônibus e micro-ônibus para transporte coletivo pagam 2% e veículos movidos a diesel ou com capacidade de 8 pessoas pagam 4,5%.

O último decreto apresentou a tabela de base para calcular o imposto. De acordo com esta tabela, quem fizer o pagamento total até o dia 31 de janeiro ganhará 15% de desconto e, o contribuinte que preferir, também poderá parcelar o IPVA em cinco vezes, com as datas de vencimento em 31 de janeiro, 28 de fevereiro, 29 de março, 30 de abril e 30 de maio. Segundo a Sefaz, Secretaria Estadual de Fazenda, o IPVA é calculado conforme o valor venal do automóvel multiplicado pela alíquota estipulada para o modelo.


Você precisa de ajuda para regularizar o documento de seu veículo? Recebeu uma notificação de infração de trânsito (multa) e e deseja recorrer? Então você precisa de um Despachante Online. Conheça nossos serviços. Saiba mais.

Este site divulga conteúdos baseados em informações do Detran de seus respectivos Estados, e facilitando a vida do cidadão com informações sobre Multas, IPVA, CNH, Agendamentos, além de dicas sobre o trânsito e concursos públicos promovidos pelo órgão.

Dessa maneira, estamos à disposição do cidadão brasileiro para oferecer informações, e que esta se reverta em facilidades.