IPVA 2016 PR – Detran Paraná – Calendário com prazos para pagamento


São três as taxas que proprietários de veículos devem pagar por ano, segundo o Departamento de Trânsito do Paraná, são elas: IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor, DPVAT (Seguro Obrigatório) e o Licenciamento Anual.


As duas primeiras são pagas a partir de 21 de janeiro e, no segundo semestre, acontece a cobrança do Licenciamento Anual de Veículo.

O pagamento pode ser feito à vista, assim terá o benefício de um desconto de 3%, e as datas são de acordo com o calendário, feito através da numeração final das placas do veículo.

Você pode consultar a data exata no site www.fazenda.pr.gov.br apenas digitando o RENAVAM do automóvel.

Se optar por parcelar em três vezes, terá de ser nos meses de janeiro, fevereiro ou março. Caso o valor não seja quitado neste período, o contribuinte deverá fazer o pagamento em cota única, sem desconto.

Como consultar débitos e guias para pagar o IPVA – PR?

Digite o RENAVAM do veículo e clique em “Consulta a débitos e guias para pagar o IPVA” para emitir as guias para pagamento. Depois, com o RENAVAM em mãos ou a GR-PR do site da SEFA, pague-as em qualquer Banco credenciado, são eles: Banco do Brasil, Bradesco, Bancoob, Rendimento, Itaú e Sicredi.
Caso emita o boleto no portal da SEFA, o pagamento poderá ser feito em qualquer Banco ou estabelecimentos autorizados.