Carteira de Motorista Digital – E-CNH – Como obter a sua

Para tirar a sua CNH Digital, o condutor deverá ter sua carteira de motorista emitida a partir de maio de 2017. Caso tenha sido emitidas antes disso, deverá aguardar até a renovação.


Caso sua CNH tenha sido emitida a partir de maio de 2017, verifique se no verso existe um QR-Code (código bidimensional em formato quadrado). Caso tenha, faça o cadastro no site do Portal de Serviços do Denatran: https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/, e logo após baixe o aplicativo CNH-e em seu celular, disponível para IOS e Android.

No próximo passo o condutor deverá verificar se já possui o “certificado digital” pelo aplicativo. Caso não tenha será preciso visitar o Detran do Estado emissor da sua CNH impressa e se cadastrar.

Com todos os itens anteriores garantidos, solicite o código de ativação para a CNH digital, que será enviado por e-mail. No aplicativo, use a senha de acesso ao Portal do Denatran (o login é seu CPF) e digite o código de ativação.

Após esses passos o aplicativo irá pedir a criação de uma senha simples, de quatro números, onde o usuário precisará digitar toda vez que acessar a CNH-e.


Você precisa de ajuda para regularizar o documento de seu veículo? Recebeu uma notificação de infração de trânsito (multa) e e deseja recorrer? Então você precisa de um Despachante Online. Conheça nossos serviços. Saiba mais.

Este site divulga conteúdos baseados em informações do Detran de seus respectivos Estados, e facilitando a vida do cidadão com informações sobre Multas, IPVA, CNH, Agendamentos, além de dicas sobre o trânsito e concursos públicos promovidos pelo órgão.

Dessa maneira, estamos à disposição do cidadão brasileiro para oferecer informações, e que esta se reverta em facilidades.